sessao-ambientar-se-promove-utilizacao-da-bicicleta-nas-cidades

Notícias

Sessão Ambientar-se promove utilização da bicicleta nas cidades

2 min. 21.11.2017

A sessão Ambientar-se, iniciativa mensal promovida pelo Parque da Devesa em conjunto com as associações Yupi, Famalicão em Transição, Vento Norte, Amigos do Rio Este e H2Ave, decorreu na passada sexta-feira e foi a primeira a ter lugar fora da Casa do Território.

O tema foi a “Mobilidade em Bicicleta” e, na biblioteca do Centro Escolar Luís de Camões, os participantes assistiram ao filme brasileiro “As Bicicletas e a Cidade”, ao qual se seguiu o habitual debate, com convidados representantes da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O filme deu a conhecer o caso da cidade brasileira de Joinville, uma cidade industrial que durante décadas teve a bicicleta como principal meio de deslocação dos habitantes no quotidiano, chegando a números na ordem das dezenas de milhar de utilizadores, adquirindo o título d’A Cidade das Bicicletas. Com a chegada do automóvel, nas últimas décadas, o panorama da mobilidade mudou e é hoje em dia uma cidade feita em função das quatro rodas, com todos os problemas que lhes estão associados.

No debate, partindo do mote do filme, foi abordado o panorama nacional e famalicense referente à utilização da bicicleta pelos portugueses, tendo-se ressaltado a opinião generalizada de que são significativos os entraves à mobilidade em bicicleta, não obstante as melhorias verificadas nos últimos anos.

Já são várias as entidades e iniciativas que promovem o uso da bicicleta numa lógica de mobilidade responsável e conciliadora com os restantes meios de transporte. Um exemplo em Famalicão é o projeto Bué – Bicicletas Urbanas Ecológicas, uma iniciativa de voluntários jovens da Yupi que coloca à disposição dos famalicenses um conjunto de bicicletas citadinas que podem ser utilizadas todos os dias através de um posto automático.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.