requalificacao-das-escolas-do-1-ciclo-em-vias-de-conclusao

Notícias

Requalificação das escolas do 1º ciclo em vias de conclusão

3 min. 20.06.2018

Mais de 600 crianças do pré-escolar e 1º ciclo vão iniciar o próximo ano letivo 2018/2019 em “novas” escolas no concelho de Famalicão. Trata-se das crianças que frequentam as Escolas Básicas de Esmeriz, Ruivães, Conde S. Cosme de Famalicão e Riba d’Ave, cujos edifícios estão a beneficiar de obras profundas de reabilitação e ampliação. Ao todo, o município tem em curso nestas escolas um investimento de 2,6 milhões de euros.

Com estas obras, o município prepara-se para entrar na reta final do desenvolvimento do Plano de Reabilitação e Modernização do Parque Escolar do 1º Ciclo iniciado há já alguns anos e que implicou um investimento de muitos milhões de euros que possibilitaram a adaptação das escolas do 1º ciclo do concelho às exigências de conforto e de qualidade do século XXI.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que iniciou, na passada segunda-feira, uma visita às empreitadas, “a grande maioria das obras nas infraestruturas educativas do concelho estão, neste momento, concluídas ou lançadas no terreno”. “Famalicão pode orgulhar-se de possuir um Parque Escolar moderno e de excelência”, salienta.

Em Ruivães, para além da reabilitação do edifício com quatro salas para o 1º ciclo e uma sala para o pré-escolar, as obras implicam ainda a ampliação com refeitório e recreio coberto e os arranjos exteriores. Presentes na visita, o presidente da Junta de Freguesia, Duarte Veiga; o diretor do Agrupamento de Escolas de Pedome, Fernando Lopes, e os responsáveis da Associação de Pais foram unanimes ao afirmar a importância destas obras para a comunidade escolar.

Também em Esmeriz, as obras implicaram a reabilitação total do edifício e ampliação para mais uma sala, fazendo cinco salas para o 1º ciclo, refeitório, sala de professores e recreio coberto. Estão ainda a ser executados arranjos exteriores, incluindo muros de vedação e suporto.

O presidente da Junta de Freguesia, Armindo Mourão, disse que Esmeriz ganha “uma bela escola” e adiantou que neste momento todas as salas estão lotadas, o que “é um bom problema para um autarca nos tempos que correm”. Também a diretora do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Maria Helena Pereira, e os representantes da Associação de Pais se mostraram satisfeitos.

A Câmara garante, entretanto, que a passagem dos alunos para as novas instalações será articulada pelo município com as comunidades educativas e autarcas das freguesias, sendo que “tal só acontecerá quando as obras forem concluídas e quando estiverem reunidas as condições ideais para o funcionamento das atividades escolares”.

1 / 0
Opinião Pública - 250
Norte2020 - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.