empresa-de-famalicao-cria-horta-biologica-para-os-funcionarios

Notícias

Empresa de Famalicão cria horta biológica para os funcionários

2 min. 21.06.2018

A empresa têxtil famalicense Scoop, especializada na confeção de vestuário técnico para a prática de despostos de inverno, tem há alguns meses uma horta biológica com um grande objetivo de ser o suporte para o almoço diário dos seus 120 colaboradores. A sopa que é servida na cantina da empresa à hora do almoço é confecionada com ingredientes frescos da época que são colhidos na horta biológica da empresa, que a administração criou para dar mais bem-estar aos seus funcionários, estreitar os laços de pertença à empresa e fazer pedagogia alimentar.

A horta biológica da Scoop está instalada num terreno com cerca de dois hectares junto à unidade fabril e foi preparada para corresponder aos critérios exigidos pela classificação de produção biológica. O cultivo dos produtos está a cargo de um novo quadro da empresa, que foi resgatado do desemprego de longa duração para ganhar uma nova vida.  Há espaço para os produtos da época –  e neste momento estão a ser colhidas batatas, curgetes e alfaces –, com um canteiro de ervas aromáticas e uma orla arborizada com 120 árvores autóctones, que cada colaborador plantou, estando estas identificadas com o seu respetivo nome.

Este projeto de  inovação social vai merecer a atenção do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, amanhã, sexta-feira, no âmbito da realização de mais uma jornada do Roteiro pela Inovação de Famalicão nas instalações da empresa, em Cavalões.

A SCOOP é uma empresa familiar gerida por Mafalda Pinto que mereceu em 2015 uma visita do então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no âmbito do Roteiro para uma Economia Dinâmica. A empresa foi a responsável pela produção dos equipamentos dos dois atletas que Portugal levou aos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que se realizaram na Coreia do Sul e entre o seu palmarés de produção de equipamentos encontram-se o equipamento para a seleção italiana de esqui e os equipamentos dos atletas da equipa olímpica da Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sóchi.

Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1
Porminho - 250

Diário

opiniao-publica
ASCouto - 250
Pub - Cristina - 250-2
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.