festival-vaudeville-traz-10-espetaculos-de-circo-a-famalicao

Cultura

Festival Vaudeville traz 10 espetáculos de circo a Famalicão

4 min. 01.07.2018

O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous – o mais influente festival de circo contemporâneo da região Norte – está de regresso às cidades de Braga, Guimarães, entre os dias 25 a 28 de julho.

Promovido pelo Teatro da Didascália, o evento assinala este ano a sua quinta edição e integra um total de 10 espetáculos na programação, de entrada gratuita.

Em Famalicão, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous arranca no dia 26 de julho, pelas 19 horas, com a estreia nacional do espetáculo “Rendez-Vous. Boat – Transe Poétique”, trazido pela companhia francesa Hors Surface. A performance dará a conhecer ao público uma interpretação muito pessoal do poema “Le Bateau Ivre”, de Arthur Rimbaud.

No mesmo dia, esteia “Esboço para Paraísos”. Assumindo-se como uma “tentativa de redefinir, imaginar e trair a ideia de paraíso”, o espetáculo resulta de um trabalho desenvolvido de forma coletiva, com jovens artistas de circo do INAC, e traduz-se em “gestos acrobáticos paradisíacos”.

Já no dia 27, chega a Famalicão o espetáculo “Somos”, da companhia sul-americana El Nucleo, que conta com dois acrobatas de 30 anos que, nascidos na Colômbia, vivem na Europa e se deixam inspirar por temas como o encontro, a solidão e o lugar de todos no mundo. Para ver às 22 horas, na Praça D. Maria II.

Antes, pelas 19 horas, acontece “Saut”.  O nome do espetáculo apresentado pela companhia Le Colletif Bigbinôme, significa “salto” em português e não poderia ser mais elucidativo daquilo a que o público pode assistir. Com quatro jovens acrobatas, a performance é composta por saltos de tirar o fôlego, cambalhotas enquanto os artistas se projetam no ar ou pela formação de pirâmides sempre maiores e mais altas.

Já a companhia Radar 360º apresenta no dia 28, às 11h00, uma performance que convida o espetador a refletir sobre o tema “Amor” na sociedade contemporânea. “ARQUÉTIPO - ACTO III – Imortal” é o nome do espetáculo que resulta de uma coprodução com o festival,

Ainda a 28 de julho, chega “Kadok”, da Oliveira & Bacthler, uma companhia de novo circo luso-americana. Tendo como ponto de partida o conceito de “casa”, o espetáculo conta com a performance de uma bailarina, um malabarista e uma trapezista que nos dão a conhecer um universo que remete o público para obras dos artistas Louis Bourgeois e Tadeusz Kantor. “Kadok”. Para ver na Praça D. Maria II, às 19h00. Depois, às 22 horas, será a vez de “Flaque”, pela a companhia De Fracto. Um espetáculo que procura criar situações que se possam transgredir, levando também o público a participar nessa infração de regras que foram criadas para quebrar.

A programação do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous é ainda complementada com várias atividades paralelas, pensadas tanto para o público em geral, como também para os artistas profissionais que encontram ações de especialização. Neste sentido, o INAC volta a orientar três oficinas: “Acrobacia Aérea”, “Manipulação de Objetos” e “Equilíbrio”, com passagem pelas três cidades que acolhem o festival.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.