famalicao-lanca-nova-edicao-do-boletim-cultural

Cultura

Famalicão lança nova edição do Boletim Cultural

2 min. 11.10.2018

“Cada edição do Boletim Cultural do município de Famalicão consubstancia o nascimento de um documento histórico de enorme relevância para a cultura e história local que, como se reconhece, é essencial para o conhecimento da história nacional”. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, inicia o texto de abertura de mais uma edição do Boletim Cultural de Famalicão que já é publicado há 38 anos.

O volume com os números 10 e 11 da IV série vai ser apresentado no próximo dia 18 de outubro, pelas 17h30, no Arquivo Municipal Alberto Sampaio. A cerimónia vai ficar marcada pela realização de uma conferência baseada no trabalho de abertura da publicação “What’s in a name?” de Armando Coelho Ferreira da Silva. A iniciativa insere-se no ciclo de conferências “Conta-me a História” que o município tem vindo a promover à volta da sua História e das suas figuras mais proeminentes.

A este propósito, o coordenador do Boletim Cultural, Artur Sá da Costa afirma que “Famalicão: uma Terra - Vila – Nova – com mais de oito séculos de história, selados em 1205, pelo Foral D. Sancho I, vive na angustia de não ser capaz de decifrar o enigma que ensombra o seu nome! Deste vazio, como sabemos, emergiu a lenda popular do “Famelião”, inconsistente e absurda. Há anos que está absolutamente desacreditada e enterrada.”

Com 556 páginas, a publicação divide-se em três capítulos, “História Nacional. História Local”, “Memória. Património. Identidade” e “História do Presente”. A obra reúne um conjunto de trabalhos de investigação sobre a história, cultura e património famalicense. 

Refira-se que o Boletim Cultural de Famalicão teve a sua primeira edição em 1980, a acompanhar o primeiro grupo de boletins culturais publicados por algumas autarquias portuguesas após as primeiras eleições autárquicas nacionais de 1976.

1 / 0
Norte2020 - 250
Pub - Ulahlah - 250-1
Opinião Pública - 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.