museu-bernardino-machado-inicia-novo-ciclo-de-conferencias

Cultura

Museu Bernardino Machado inicia novo ciclo de conferências

2 min. 18.01.2018

As relações entre Portugal e os Estados Unidos da América entre o século XVIII e o século XX dão o mote para mais um ciclo de conferências promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, ao longo de 2018.

A primeira conferência que acontece já no próximo dia 26 de janeiro irá debater a temática “Portugal e a Revolução Americana no tempo das luzes”, com a presença do investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar, Jorge Manuel Ribeiro. O debate realiza-se pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado.

Ao todo serão promovidas nove conferências com a participação de especialistas e investigadores com obra publicada sobre o tema das relações internacionais.

Depois da realização da primeira conferência no final da próxima semana, segue-se a 23 de fevereiro a conferência “O Abade Correia da Serra e os Estados Unidos da América”, com a investigadora Ana Simões. A 23 de março, debate-se “Os Estados Unidos da América nas “Memórias” do Conde de Lavradio”, com o conferencista Júlio Joaquim da Silva e a 20 de abril o tema é “Edgar Allan Poe na literatura portuguesa da 2ª metade do século XIX”, com Margarida Isabel de Oliveira Vale de Gato a dirigir o debate. No dia 25 de maio, o Museu Bernardino Machado aborda o tema “Americanismo e Anti-Americanismo na Cultura Portuguesa (séculos XIX-XX) com o historiador Ernesto Castro Leal. “A Influência de J. Dewey na obra pedagógica de António Sérgio” é o tema da conferência que se realiza a 15 de junho, com a presença do investigador João Príncipe. Depois de um breve período de férias, as conferências regressam em setembro, com o tema “Tennessee Williams e a Censura em Portugal”, com Eugénia Vasques. Em outubro debate-se “O cinema norte-americano sob o olhar do Estado Novo”, com o historiador João Lopes e as conferências encerram a 9 de novembro com o tema “A minha América… (leituras e vivências)” com João Medina.

1 / 0
À conversa com... Quim
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.