museus-de-famalicao-em-festa-com-mais-de-50-atividades

Cultura

Museus de Famalicão em festa com mais de 50 atividades

2 min. 01.05.2019

Conhecer os museus de Famalicão à boleia de automóveis clássicos, numa viagem pelo tempo, onde o presente se confunde com o passado, é uma das propostas do programa da Rede de Museus de Famalicão para celebrar o Dia Internacional de Museus que se assinala a 18 de maio. A iniciativa decorre nos dias 18 e19, pelas 10h00 e pelas 15h00 e propõe vários percursos museológicos.

Se pretender fazer a viagem a pedalar há também um passeio de bicicleta que propõe uma visita “de duas rodas aos museus”. A iniciativa decorre no dia 19, pelas 9h00, e tem como objetivo aliar a cultura ao desporto convidando os desportistas a visitar e conhecer os museus famalicenses. Para isso, estão organizados três roteiros com diferentes níveis de dificuldade, curta, média e longa distância. Ambas as iniciativas são de inscrição gratuita, com informações no site do município em www.famalicao.pt.

Mas o programa é muito mais vasto e arranca no dia 16 com a conferência “Ser Museu”, numa parceria entre a Rede de Museus, o ICOM – Portugal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e que pretende refletir sobre o conceito de museu e partilhar o resultado do Projeto Ser MuSeu que contribuiu para (re)pensar as missões das 13 unidades museológicas da Rede de Museus de Famalicão. A iniciativa conta com as presenças do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, de um membro da Direção do ICOM – Portugal, José Gameiro, e da representante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Alice Semedo. A conferência vai decorrer na sala da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho, pelas 17h30. Às 19h15, será lançado o vídeo “Ser Museu”. A entrada é gratuita.

Referencia ainda para a Noite Europeia dos Museus, que decorre de 18 para 19 de maio. No Museu Bernardino Machado revive-se as danças que animavam os salões de Nova Iorque ao som de Big Bands nos anos 30 e 40, com o Baile Lindy Hop, numa parceria com o Eixo do Jazz.

De resto, muitas outras iniciativas vão animar os13 museus famalicenses, de 16 e 19 de maio, entre teatro, cinema, workshops, exposições, concertos e lançamentos de livros, num total de perto de 50 atividades.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.