Casa de Camilo homenageia Alexandre Cabral

Cultura

Casa de Camilo homenageia Alexandre Cabral

1 min. 10.10.2017

O camilianista Alexandre Cabral vai ser homenageado durante os 4ºs Encontros Camilianos que decorrem sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel. No centenário do seu nascimento que se assinala precisamente a 17 de outubro, a Casa de Camilo recorda, assim, o investigador e biógrafo camiliano que dedicou grande parte da sua vida a Camilo Castelo Branco.
No dia 14, pelas 10h30 será inaugurada a exposição “Alexandre Cabral (1917-1996) – Dedicado Camilianista”, seguida de um painel de debate com três oradores: José Cândido Oliveira Martins, da Universidade Católica Portuguesa; António Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, e António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, que irão abordar temáticas da vida de Alexandre Cabral.
Quanto ao restante programa, os Encontros Camilianos arrancam na sexta-feira, dia 13, com o roteiro literário camiliano Famalicão – Porto, com a visita a algumas instituições mais emblemáticas da vida e obra de Camilo, como a Biblioteca Pública, o Centro Português de Fotografia, a Livraria Lello e a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.
No sábado, pelas 9h45, será entregue o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, a Teolinda Gersão, pela obra "Prantos, amores e outros desvarios".
Segue-se a homenagem a Alexandre Cabral com a inauguração da exposição e com o arranque dos debates.

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.