casa-ao-lado-promove-azulejo-portugues-em-nova-iorque

Cultura

Casa ao Lado promove azulejo português em Nova Iorque

2 min. 02.06.2019

Cerca de 150 emigrantes e lusodescendentes a residir no bairro nova-iorquino do Soho vão, este domingo, prestar um tributo ao azulejo português em plena Sullivan Street, onde sob a orientação do centro artístico famalicense A Casa ao Lado vão criar um vitral baseado nos padrões da azulejaria portuguesa.

Integrada no 'Portugal in Soho', evento anual organizado pelo Arte Institute e que tem como objetivo reavivar a herança cultural portuguesa em Manhattan, esta intervenção artística comunitária será realizada a partir de placas acrílicas com o tamanho tradicional do típico azulejo português (15cm x 15cm), nas quais os padrões dos azulejos serão desenhados com recurso a uma técnica peculiar e pouco comum que envolve uma reação química provocada por lixívia.

Joana Brito, diretora artística de A Casa ao Lado adainta que o resultado final "será uma peça única formada pela reunião do conjunto de cerca de 150 pequenas peças, com os padrões desenhados por cada um dos participantes. Com o sol e a luz do dia, as transparências resultantes da aplicação da lixívia vão projetar sombras no chão, replicando no piso da Sullivan Street os padrões gráficos desenhados".

A realização deste projeto em Nova Iorque assinala também o arranque do processo de internacionalização d'A Casa ao Lado, centro artístico fundado em 2005, em Famalicão, pelo traço dos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda, e que desde outubro de 2018 integra a rede de Clubes Unesco no campo da intervenção e criação artística.

Entretanto, a Casa ao Lado tem já asseguradas, para 2020, intervenções artísticas a realizar em conjunto com as comunidades portuguesas a residir em Cabo Verde, na cidade da Praia, e no Brasil, em Brasília, ao abrigo de uma parceria com o Movimento Internacional Lusófono. Ainda em 2020, o centro artístico famalicense vai deslocar-se a Malaca, na Malásia, para criar uma marca representativa do Bairro Português em Malaca, em colaboração com a associação Coração de Malaca.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.