obra-da-fundacao-cupertino-de-miranda-exposta-em-madrid

Cultura

Obra da Fundação Cupertino de Miranda exposta em Madrid

1 min. 23.03.2018

O tríptico “A Vida. Esperança, Amor, Saudade” de António Carneiro, uma das obras mais emblemáticas da Fundação Cupertino de Miranda, integra desde o início de fevereiro, a exposição dedicada a Fernando Pessoa, que está patente no Museo Nacional Centro de Artes Reina Sofia, em Madrid, até ao próximo dia 7 de maio.

“Pessoa. Toda arte es una forma de literatura” é o nome da exposição que reúne mais de 160 obras de arte (pintura, desenhos e fotografia) de cerca de 20 artistas, como José de Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Viana, Sarah Affonso, Júlio, Sonia e Robert Delaunay, da história do Modernismo em Portugal.

“A Vida” é um tríptico de pinturas a óleo sobre tela datado de 1899-1901 do artista português da corrente do simbolismo António Carneiro (1872-1930), tendo sido uma doação de Arthur e Elzira Cupertino de Miranda à coleção Fundação Cupertino de Miranda.

Esperança, Amor e Saudade são os títulos dos três painéis, e neles os motivos figurativos simbolizam situações existenciais, integrando-se assim a obra no movimento simbolista do fim do século XIX.

Tags

Porminho - 250
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica
ASCouto - 250
Pub - Cristina - 250-2
Zoom Out - 250

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.