marchas-antoninas-vao-ter-1500-marchantes

Cultura

Marchas Antoninas vão ter 1500 marchantes

2 min. 11.06.2018

Onze instituições, perto de 1500 marchantes, vão desfilar amanhã à noite nas ruas da cidade e no palco instalado nos jardins dos Paços do Concelho.

Estes são alguns dos ingredientes que fazem da grande noite das Antoninas de Famalicão um dos mais brilhantes momentos das romarias portuguesas.

As Marchas Antoninas realizam-se na noite de 12 para 13 de junho e está tudo a postos para a festa começar.

“O Pão de Santo António” é tema escolhido para as marchas populares deste ano, que saem para a rua depois de vários meses de trabalho, empenho e dedicação dos grupos participantes. O desfile arranca por volta das 21h30, na Av. de França, em direção aos Paços do Concelho, atravessando as ruas que percorrem o núcleo central da cidade.

Já nos Paços do Concelho, um palco rodeado com bancadas para cerca de duas mil pessoas servirá de base para a apresentação individual de cada uma das marchas, que têm entre 4 a 8 minutos para mostrar ao público e ao júri a originalidade e criatividade da coreografia, arcos, música, letra, guarda-roupa e popularidade.  

O júri das marchas é constituído por cinco elementos convidados exteriores ao concelho, sendo constituído por um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurinista. O anúncio da classificação e dos vencedores será conhecido ao longo da própria noite de realização das marchas através do envio da ata do júri às marchas participantes, sendo também remetidos os resultados da classificação à comunicação social. Na mesma altura, o município utilizará as suas plataformas comunicativas para fazer eco da classificação. Para a noite do dia 13, pelas 23h00, fica reservado o momento da consagração com a entrega dos prémios das marchas no Parque da Devesa antes da sessão de fogo de artifício que sinaliza o encerramento das Festas Antoninas 2018.  

A apresentação das Marchas das Antoninas terá honras de transmissão em direto para todo o mundo através do site e página de Facebook do município em www.vilanovadefamalicao.org e www.facebook.com/municipiodevnfamalicao. 

1 / 0
Opinião Pública - 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.