mariana-silva-sagra-se-campea-nacional-de-xadrez

Desporto

Mariana Silva sagra-se campeã nacional de xadrez

1 min. 11.09.2019

Mariana Silva (Didaxis-A2D) sagrou-se campeã nacional de xadrez português, após o torneio que decorreu no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), no qual a incerteza da vitória durou até aos últimos movimentos.

A famalicense estreia-se, assim, na galeria de campeãs após ter somado 3,5 pontos nas cinco jornadas da prova, os mesmos das segunda, terceira e quarta classificadas, respetivamente Ana Inês Silva (Didaxis-A2D), Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) e Sara Soares (EX Porto).

Apesar de ter sido derrotada na quinta ronda por Filipa Pipiras, Mariana Silva beneficiou do melhor sistema de desempate para garantir o primeiro lugar, que já ocupava à entrada da jornada decisiva.

Com o título obtido em Portimão, Mariana Silva garantiu um lugar na seleção feminina que representará Portugal nas Olimpíadas de 2020, que se realizarão em Khanty-Mansiysk (Rússia).

A jogadora da Didaxis-A2D juntou o título feminino em ritmo clássico à coroa de partidas rápidas, que também conquistou em Portimão, um dia antes do início do Nacional feminino. O título de semi-rápidas, esse, ficou com Ana Inês Silva, irmã de Mariana Silva, a outra grande protagonista das competições de Portimão.

Os nacionais femininos foram marcados por uma onda de juventude, na qual se destacaram as terceira e quarta classificadas, Filipa Pipiras e Sara Soares, ambas de 13 anos.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.