O primeiro de três dias de greve dos funcionários judiciais por causa da revisão estatutária, aposentação e contagem do tempo de carreira registou "grande adesão" e encerrou diversos tribunais, disse Fernando Jorge, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).
Segundo o sindicato, a greve teve uma "grande adesão". No Norte terão encerrado tribunais em Viana do Castelo, Barcelos e Esposende. Também em Famalicão, onde trabalham cerca de 70 funcionários, apenas dois se apresentaram ao serviço, o mesmo acontecendo no tribunal de Santo Tirso, onde só três funcionários não fizeram greve, indicou o dirigente sindical.
O Sindicato dos Funcionários Judiciais garante que muitos tribunais, provavelmente a maioria, vão fechar nos três dias de greve: hoje, segunda e terça-feira.
A greve é contra a falta de regularização do suplemento de recuperação de processos, mas também a falta do concurso para a promoção às categorias de escrivão adjunto e técnico de justiça adjuntos, algo que tinha sido anunciado pelo Ministério da Justiça durante a negociação do Estatuto dos Oficiais de Justiça.