De acordo com o estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), os portugueses pretendem gastar uma média de 372 euros nas compras de Natal, menos 1,4% face ao ano anterior.
Roupa e sapatos são os presentes mais oferecidos nas diferentes faixas etárias, representando 21% nas crianças até aos 12 anos, 28,5% nos adolescentes, 24,1% nos adultos.
Na oferta para as crianças até aos 12 anos os presentes mais comprados são brinquedos (35%), seguidos de roupas e sapatos (21%) e livros (12%). Já para os adolescentes (entre os 12 e os 18 anos) as escolhas recaem na roupa/sapatos (28,5%), acessórios (10,3%) e jogos eletrónicos. Para os adultos a opção mais escolhida para os presentes de natal é roupa/sapatos (24,1%), seguida de acessórios (14,2%) e perfumes e cosmética (12,5%).
31% dos inquiridos estimam gastar 26% a 50% do seu subsídio de Natal nas compras deste ano;
73% dos portugueses compra os presentes de Natal durante o mês de dezembro, apenas 17% adquire as ofertas natalícias nos meses anteriores, mas tem aumentado significativamente a percentagem de inquiridos que compra após o Natal, na época de saldos (10% em 2018 em comparação com 1% em 2009);
Embora 33% compre exclusivamente em Centros Comerciais (menos 14% que em 2011), as compras via Internet representam 6%, um crescimento de 5% face a 2011;
O estudo do IPAM, que vai na sua 10ª edição, é realizado nas duas primeiras semanas de dezembro, de modo a acompanhar o período tradicional de maior volume de compras dos portugueses.