falar-ler-e-escrever-envolveu-200-criancas-em-famalicao

Notícias

“Falar, Ler e Escrever” envolveu 200 crianças em Famalicão

1 min. 19.06.2019

Cerca de 200 crianças famalicenses, de 5 anos de idade, participaram durante este ano letivo no projeto “Falar, Ler e Escrever”, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão em 18 jardins de infância do concelho. O balanço é feito pela autarquia, em nota à imprnesa.

O projeto assenta na importância da promoção da linguagem oral em crianças de idade pré-escolar, utilizando estratégias lúdicas e do seu agrado, dinamizadas por uma equipa técnica da autarquia. Assim, o longo do ano letivo, três técnicas da autarquia, afetas ao pelouro da Educação (educóloga, terapeuta da fala e psicóloga), realizaram cinco atividades mensais nos jardins de infância. Previamente a cada atividade, a educadora, em sala, trabalha os livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura e que estão diretamente relacionados com as áreas de ação do projeto: “A toupeira que queria saber que lhe fizera aquilo na cabeça”, “O Nabo Gigante”, “Corre, corre cabacinha”, “A que sabe a lua” e “O Macaco de rabo cortado”.

“Falar, Ler e Escrever” é um projeto que não pretende ensinar a ler nem a escrever, mas a criar um ambiente educativo onde o contacto com o código escrito está muito presente e que seja favorável ao desenvolvimento das crianças.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.