A Pasec, no passado dia 17, perante centenas de pessoas num evento público de intervenção cultural por parte das suas Companhias de Dança e Teatro, fez questão de reforçar a mensagem da importância do conceito de Protagonismo Juvenil.
Segundo nota à imprensa, e no âmbito do Projeto “Be a Pro”, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, o secretário-geral da Pasec, Abraão Costa, utilizou o evento como forma de dar a conhecer aquele que é um dos desígnios da organização, defendendo que, hoje em dia, “mais importante que promover a participação, é dar aos jovens instrumentos que os responsabilizem pelas suas ações e, ao mesmo tempo, lhes permitam realizarem-se e fazerem a diferença nas suas comunidades e no mundo global”.
O projeto mencionado esteve na base desta reflexão, que visou refletir, aprofundar e partilhar experiências relacionadas com as dinâmicas de Protagonismo Juvenil a partir do slogan “Jovens que participam e decidem”.
Assim, com o “Be a Pro” foi possível elaborar e apresentar um “Plano Estratégico para a Promoção do Protagonismo Juvenil em Portugal”, com cinco áreas temáticas concretas, nomeadamente Educação, Política, Ambiente, Cultura e Problemáticas Sociais. Também se refletiu e elaborou a “Carta Magna do Protagonista Juvenil”, com os direitos, deveres, áreas de atuação e campos de oportunidade do Protagonista Juvenil, dando um passo no sentido de criar um Estatuto do Protagonista Juvenil e Organizações Promotoras do Protagonismo Juvenil. Dar aos jovens em situação desfavorável, e ainda assim, líderes de comunidades juvenis, a oportunidade de, com base nas suas vivências, desenvolverem as suas competências de gestão de dinâmicas e processos de promoção do Protagonismo Juvenil foi outro dos intuitos, tal como o debate sobre a participação dos jovens na política.