famalicao-tera-um-mercado-provisorio

Notícias

Famalicão terá um Mercado Provisório

2 min. 26.06.2019

A cidade de Famalicão terá um novo mercado a partir de 3 de julho. O espaço será provisório e vai proporcionar uma nova abordagem àquele que será o futuro Mercado Municipal, cujas obras de construção, que serão feitas a partir da reabilitação do atual edifício, arrancam no dia 10 de julho.

A solução provisória encontrada pela Câmara Municipal ficará localizada nas instalações da Fagricoop – Cooperativa Agrícola e dos Produtores de Leite de Vila Nova de Famalicão, situada na Rua do Sr. da Agonia, na cidade famalicense. Denominado Mercado Provisório de Famalicão, o equipamento terá 10 espaços de ocupação diária e 14 de ocupação cíclica, área de produtores locais, de empreendedores locais e multifunções e estará aberto de segunda a sábado (às segundas e quintas, das 8 às 19 horas; às terças, quartas e sextas, das 7 às 19 horas; e aos sábados, das 7 às 14 horas).

Segundo adianta a autarquia, “o funcionamento do Mercado Provisório será acompanhado de um plano formativo transversal destinado aos comerciantes e vendedores, mas também aos trabalhadores do mercado que assenta num modelo informal e de grande proximidade ao contexto de venda e exposição de produtos”.

Construído em parceria com o Centro Qualifica, ACIF e Didáxis de Riba d’Ave, o plano formativo irá, adianta a Câmara de Famalicão, “abranger cerca de 80 pessoas, incluindo os funcionários do município que trabalham no projeto e no mercado municipal, comerciantes (peixe, carne, frutas, legumes, flores e velas), lojistas e médios/ grandes produtores agrícolas”.

A formação terá uma duração global de 200 horas, divididas em 5 áreas temáticas e será efetuada ao longo de 1 ano, com um acompanhamento próximo dos comerciantes e essencialmente uma base informal de aprendizagem.

A Câmara Municipal revela que o plano formativo “tem por objetivo capacitar e apoiar os comerciantes, por forma a que desenvolvam novas ferramentas e conhecimentos nas áreas de higiene e segurança alimentar, marketing e exposição de produtos, atendimento, sustentabilidade, logística e armazenamento, assim como uma abordagem aos princípios e regras legais de funcionamento do comércio”.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.