servico-de-obstetricia-do-chma-obtem-classificacao-maxima

Notícias

Serviço de Obstetrícia do CHMA obtém classificação máxima

3 min. 01.07.2019

O serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que tutela os hospitais de Famalicão e Santo Tirso, recebeu a classificação máxima do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAIS).

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelou hoje os resultados correspondentes à última avaliação dos hospitais aderentes ao programa SINAS, sendo que, no que diz respeito ao CHMA, a generalidade dos resultados da dimensão “Excelência Clínica” obtém classificações de 2 estrelas (numa avaliação que vai de 1 a 3). 

No entanto, merece realce a novidade da apresentação dos resultados da primeira avaliação realizada aos “partos e unidades pré-natais”, que mereceu o nível máximo do rating definido pela ERS, com 3 estrelas. Na avaliação dos indicadores específicos da especialidade de Obstetrícia, dos cinco indicadores avaliados, quatro obtiveram 3 estrelas (Máxima), todos com valores observados superiores aos valores nacionais de referência. 

Quanto aos resultados globais das dimensões “Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações e Focalização no Utente” verifica-se uma melhoria pois, das seis avaliações (três em cada unidade hospitalar), quatro mereceram a classificação de 3 estrelas e uma obteve duas estrelas. 

Na avaliação da “Segurança do Doente”, a Unidade de Santo Tirso obteve o nível de excelência correspondente à classificação máxima (3 estrelas), mas na Unidade de Famalicão foi considerada necessária a existência de prescrição eletrónica no Bloco Operatório para doentes internados que sejam operados. Em nota á imprensa, a direção do Centro Hospitalar refere que “a referida prescrição tem vindo a ser feita em suporte papel mas o CHMA já tem em fase final de aquisição o equipamento informático necessário e respetivo software específico”. 

Entretanto, o CHMA na dimensão “Satisfação do Utente” faz avaliação regular e na “Focalização no Utente” obteve também a classificação máxima nas duas unidades. 

Por fim, na “Adequação e Conforto das Instalações, a Unidade de Santo Tirso foi classificada com 2 estrelas e a Unidade de Famalicão com 3 estrelas.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.