centros-de-saude-vao-detetar-e-ajudar-pre-obesos

Notícias

Centros de saúde vão detetar e ajudar pré-obesos

1 min. 15.07.2019

A Direção-Geral de Saúde (DGS) vai promover, até ao final de 2019, nos centros de saúde, um projeto-piloto de deteção de portugueses com pré-obesidade.

A medida é uma das previstas no novo plano de ação do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS, a apresentar esta segunda-feira num evento no Porto, que sublinha que o excesso de peso e obesidade são "um dos mais sérios problemas de saúde pública em Portugal", sendo necessária "uma abordagem integrada de intervenção assente nos cuidados de saúde primários".

A diretora do programa, Maria João Gregório, explica à TSF que a intervenção nestes casos deve começar logo na pré-obesidade travando, à partida, que a situação evolua para obesidade.

O projeto-piloto começará por ser implementado em pelo menos dois agrupamentos de centros de saúde até ao final de 2019.

A DGS admite que os centros de saúde e outras unidades de cuidados de saúde primários do serviço público ainda têm muita dificuldade em detetar utentes com pré-obesidade e obesidade, pelo que os números aí registados são "muito distantes do número real".

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.