avelino-mendes-e-o-novo-paroco-de-joane

Notícias

Avelino Mendes é o novo pároco de Joane

2 min. 17.07.2019

Tal como é habitual, no final de mais um ano pastoral, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, perante as necessidades pastorais que foram surgindo, procedeu a diferentes nomeações no que respeita ao movimento eclesiástico da arquidiocese.

Das nomeações tornadas públicas pelo Arcebispo, no passado dia 14 de julho, regista-se apenas uma alteração no que diz respeito às paróquias do arciprestado de Famalicão.

Assim, o padre Manuel de Sousa e Silva foi “dispensado, por razões de saúde e idade, da paroquialidade de Divino Salvador de Joane”, sendo substituído pelo padre Avelino dos Santos Mendes foi nomeado pároco desta comunidade, tendo sido dispensado da paroquialidade de Divino Salvador de Amares e Santa Maria de Ferreiros, ambas no arciprestado de Amares.

O arciprestado famalicense contará também com a presença de um diácono que realizará o seu estágio ao longo do próximo ano pastoral. Assim, o diácono Pedro Miguel Mendes de Sousa estagiará nas paróquias de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão e S. Martinho de Brufe.

A propósito das nomeações apresentadas, D. Jorge Ortiga lembrou que “em Ano Missionário, importa recentrar a missão da Igreja no essencial. Vive para um anúncio explícito de Cristo e todas as suas estruturas existem por causa deste objetivo (…). A nossa força nasce, por um lado, de uma sólida tradição. Mas, ao mesmo tempo, sabemos da necessidade de olhar em frente e de nos abrirmos a novos desafios”.

De resto, também a propósito destas nomeações, “o arciprestado de Vila Nova de Famalicão agradece ao padre Manuel de Sousa e Silva pelo serviço prestado até aqui e acolhe com afecto o padre Avelino Mendes, assim como o diácono Pedro Sousa, desejando a todos, assim como aos demais sacerdotes, as maiores felicidades no exercício da sua vocação”, lê-se na nota enviada à imprensa.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.