camara-oferece-fichas-de-atividades-para-o-primeiro-ciclo

Notícias

Câmara oferece fichas de atividades para o primeiro ciclo

2 min. 03.09.2019

Câmara oferece fichas de atividades para o primeiro ciclo e transporte escolar para todos.

Tal como vem acontecendo desde 2002, em que o Município de Famalicão foi pioneiro na implementação da gratuitidade dos manuais escolares para o 1.º ciclo, que a Câmara canaliza todos os anos um investimento para ajudar as famílias do concelho com os encargos inerentes ao início de aulas. 

No regresso às aulas deste ano, os pais das crianças do 1.º ciclo de Famalicão não vão ter que comprar os livros de fichas de atividades de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.

A Câmara Municipal assume novamente esse encargo, oferecendo às perto de 4300 crianças matriculadas neste nível de ensino este recurso fundamental não reutilizável, num investimento municipal que ronda os 158 mil euros.

Por outro lado, a autarquia famalicense vai voltar a assegurar a gratuidade dos passes escolares, assumindo a totalidade do pagamento dos passes escolares de todo os alunos do concelho, desde o ensino básico até ao 12.º ano. No conjunto, a medida abrange cerca de 5 mil alunos famalicenses num investimento total de 1,9 milhões de euros por ano.

Por outro lado, a Câmara Municipal garante, em nota enviada à imprensa, a presença nas escolas dos auxiliares educativos necessários para o tranquilo funcionamento escolar. O Município tem afeto ao seu quadro de pessoal cerca de 600 colaboradores - assistentes operacionais e técnicos – em virtude das competências que assumiu no âmbito da Educação, através do programa Aproximar Educação que deu, a partir de 2015, competências às autarquias piloto na gestão do pessoal não docente, entre outras atribuições.

“A aposta na educação é uma aposta direta nas pessoas. É um investimento prioritário para garantir o acesso de todos os famalicenses às mesmas condições de desenvolvimento pessoal, independentemente das condições familiares de origem”, assinala o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, falando no desenvolvimento de uma “verdadeira política de democratização educativa” em Vila Nova de Famalicão.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.