segundo-supercomputador-do-pais-vai-ser-instalado-em-famalicao

Notícias

Segundo supercomputador do país vai ser instalado em Famalicão

1 min. 21.09.2019

Famalicão vai receber, já no próximo ano, o segundo supercomputador, denominado de "Deucalion". O anúncio foi realizado ontem pelo ministro da Ciência. É precisamente no concelho de Famalicão que foi instalado o BOB, a primeira máquina do mesmo ramo, no passado mês de julho. 

Foi durante a conferência Create Knowledge. Foster Change: Towards a New Decade of Joint Achievements”, na Universidade do Minho, que Manuel Heitor, ministro da Ciência, explicou as vantagens dos supercomputadores. Estes avançados computadores são importantes aliados em áreas como cura e prevenção do cancro, mobilidade, sustentabilidade e previsão climáticas.

 Sobre a supercomputação, Manuel Heitor, apontou o BOB como um “exemplo da supercomputação verde”, explicando que o supercomputador pode ser útil para a busca da cura do cancro, identificação precoce de tumores, previsão do clima e alterações climáticas, ondas de calor ou de frio, entre outras funcionalidades.

Ainda em relação à instalação do primeiro supercomputador, o ministro salientou que “Portugal tem uma tradição importante na integração de energias renováveis e por isso mesmo é que este supercomputador foi instalado em Riba de Ave, num centro da REN, em colaboração com a EDP para novos sistemas e tecnologias para o que é chamado a supercomputação verde, ou seja a supercomputação alimentada a energias renováveis”, finalizou.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.