famalicao-celebra-184-anos-de-concelho

Notícias

Famalicão celebra 184 anos de concelho

2 min. 24.09.2019

Vinte e oito empresas e instituições famalicenses vão receber este sábado, dia 28 de setembro, a marca de qualidade “Selos Famalicão Visão’25”, na habitual cerimónia comemorativa do 184.ª aniversário do Dia do Concelho.

Este ano, a sessão solene da efeméride decorrerá em Riba d’Ave, no Largo da Igreja, pelas 10h00 e voltará a ficar marcada pela entrega dos Selos, atribuídos anualmente pela autarquia para reconhecer as iniciativas, ações ou projetos desenvolvidos no território que têm contribuído para a coesão, competitividade e desenvolvimento inteligente e sustentável do concelho.

Esta é já a quarta edição dos Selos Famalicão Visão’25, que se distribuem por quatro categorias: “Famalicão Made IN”, “B- Smart Famalicão”, “Força V - Famalicão Voluntário” e “Famalicão Comunitário”.

Na categoria “Famalicão Made IN” são reconhecidos os projetos empresariais que potenciam a incorporação tecnológica, procuram a excelência na produção, desenvolvem uma economia baseada no conhecimento e na inovação e aumentam a competitividade e a internacionalização.

Na categoria B-Smart Famalicão” são reconhecidos projetos ou ações que aumentam a qualidade de vida, otimizando as ligações entre o rural, o urbano e o industrial, e conduzem a um território mais autossuficiente, sustentado na economia doméstica.

Na categoria Força V - Famalicão Voluntário” são reconhecidos projetos ou ações que impulsionam novos ambientes de participação e envolvimento da comunidade.

Na categoria “Famalicão Comunitário” são reconhecidos projetos ou ações que valorizam o coletivo, reforçam a cooperação entre diversos atores e promovem a corresponsabilização dos cidadãos.

Recorde-se que no dia 28 de setembro de 1835 teve lugar a primeira reunião da Comissão Municipal, presidida por António Ribeiro de Queiroz Moreira, que abriu e definiu os destinos à terra de Vila Nova, na sequência do restabelecimento da autonomia municipal de Famalicão, proclamada pela rainha D. Maria II.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.