instituicoes-culturais-de-famalicao-reunem-se-sobre-o-palco

Notícias

Instituições culturais de Famalicão reúnem-se “Sobre o Palco"

3 min. 05.10.2019

Está dado o pontapé de saída para aquilo que pode vir a ser um novo cluster cultural em Famalicão, com a concentração de um conjunto de instituições de referência do concelho numa plataforma colaborativa tendente à cocriação artística e à educação pela arte.   

Cerca de dezena e meia de instituições culturais e artísticas de Famalicão reuniram-se, na passada terça-feira, “Sobre o Palco” da Casa das Artes, dando início a um “projeto cultural diferenciador”, que pretende promover a interdisciplinaridade entre agentes e expressões artísticas como o circo contemporâneo e as artes de rua, a dança, os vários estilos de música, o teatro e as artes plásticas, tal como é explicado em nota enviada à imprensa pela Câmara Municipal.

“Sobre o Palco” é precisamente o nome do projeto que reúne entidades como Caisa, Didascália, Instituto Nacional das Artes Circenses, Fértil, Cão Danado, ACE Teatro, Artave, ArtEduca, Binnar, Eixo do Jazz, Momento – artistas independentes, Fundação Cupertino de Miranda, Casa ao Lado e município de Vila Nova de Famalicão.

O objetivo é que o projeto contribua para a diversidade e qualidade da oferta artística no território, que promova a participação e qualificação das comunidades e dos públicos na cultura e que dinamize a internacionalização das artes e da cultura portuguesa. Por outro lado, é intenção valorizar a dimensão educativa e de sensibilização para a cultura, que incentive projetos emergentes e dinamizadores do setor e fomente a coesão territorial diminuindo as assimetrias de acesso à criação e fruição cultural.

Este primeiro encontro contou com a presença do vereador da Cultura e Educação, Leonel Rocha que se mostrou orgulhoso do grupo de instituições culturais existente no concelho e da dinâmica que incute na agenda cultural do município.

Para já, o projeto irá promover o encontro regular das instituições de forma a que a partilha de experiências e o diálogo proporcione a cooperação entre as companhias e os serviços educativos do município, facilite a participação na estratégia de internacionalização de Famalicão e a criação de atividades conjuntas que possam vir a fazer parte da agenda municipal de cultura.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.