famalicao-vai-viver-uma-semana-internacional

Notícias

Famalicão vai viver uma semana internacional

5 min. 08.10.2019

Altos representantes de 15 países dos quatro continentes vão ser recebidos nos Paços do Concelho para a celebração de protocolos de colaboração com o município, no próximo dia 17 de outubro, no arranque da International Week 2019.

O evento, que decorre até dia 24, vai trazer à cidade comitivas internacionais de Liverpool, Lille, Saint-Fargeau-Ponthierry, Givors, Arteixo entre outras cidades com as quais a cooperação é mais intensa. Estarão ainda presentes representantes do Perú, República Checa, Alemanha, Marrocos, China, Brasil e EUA. As comitivas serão compostas por eleitos locais, representantes institucionais, académicos, empresários, câmaras de comércio e indústria e diplomatas.

Para o vereador do pelouro da Internacionalização do município, Augusto Lima, o objetivo da International Week 2019 é colocar Famalicão no mundo, quer por via das relações económicas e culturais com vários países estrangeiros, quer por via dos imigrantes que estão a viver no concelho”.

Um dos pontos altos será a sessão “VNF Alliance”, que está marcada para as 18h30, do dia 17, no Centro de Estudos Camilianos, que marcará o reforço e a renovação do Manifesto VNF Alliance celebrado em 2018, com a adesão de mais 26 subscritores, que representam outros tantos embaixadores de Famalicão no mundo. Estes juntam-se às quase quatro dezenas de instituições, pessoas e empresas famalicenses que aderiram em 2018.

O objetivo do manifesto é promover internacionalmente as marcas identitárias, empresariais e culturais do território.

Outro dos momentos altos do evento irá acontecer no dia 22 de outubro, com a receção no município “a cerca de 40 jovens oriundos das Universidades de Liverpool e Lille que vão conhecer as empresas de Famalicão através de visitas técnicas, tendo em vista a preparação de projetos de estágios”, como salientou Augusto Lima.

Já no dia 20, Famalicão integra o Congresso Mundial do Têxtil com uma iniciativa que vai decorrer no Palácio da Igreja Velha, em Vermoim. O evento, que se realiza de quatro em quaro anos, decorre desta vez em Portugal e o município de Famalicão é uma das entidades parceiras acolhendo a ação networking/ jantar, “uma oportunidade para projetar e dar visibilidade à marca Famalicão Cidade Têxtil e às empresas famalicenses da indústria Têxtil e do vestuário”, referiu o vereador.

 

Festa intercultural 

 

A cultura e interculturalidade, a gastronomia, o lazer e o convívio também vão marcar presença nesta semana. Assim, na Praça D. Maria II vai decorrer, dias 19 e 20, a Festa Intercultural com as comunidades imigrantes em Famalicão. Entre as propostas há música da Ucrânia, poesia de Angola, dança de Cuba e do Brasil, entre muita mais animação.

Antes disso, nos dias 18 e 19, referência para o concerto musical com jovens artistas de Liverpool, no espaço cultural CRU situado na rua Alves Roçadas.  Ao longo do dia 19, vai decorrer também o “Welcome Day Jovens Internacionais” onde, através de um conjunto de visitas ao território, bem como através de atividades de animação, pretende-se fazer o acolhimento aos estudantes estrangeiros que se encontram a realizar o seu percurso académico nas universidades e escolas profissionais no concelho.

Destaque ainda para a iniciativa “Dias à Mesa”, que vai realizar-se em vários restaurantes do concelho entre 17 e 20 de outubro, com uma ementa dedicada à cozinha internacional.

Um jogo de futebol entre cidadãos famalicenses e imigrantes será mais um momento de convívio, enquanto a exposição de design têxtil e moda e o workshop “Riba de Ave Challenge” completam a programação.

Refira-se que Famalicão mantém atualmente relações económicas, culturais, ambientais e sociais com mais de 80 cidades de 30 países dos quatro continentes, seja através de parcerias, geminações ou projetos internacionais.

No cocnelho, a imigração faz-se representar essencialmente através de cidadãos do Brasil (38 %), Ucrânia (20,1%) e China (7,8 %).

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.