riopele-pretende-ser-100-sustentavel-ate-2024

Notícias

Riopele pretende ser 100% sustentável até 2024

1 min. 12.10.2019

A empresa famalicense Riopele esteve presente na Semana da Moda de Paris, juntamente com outras 4 empresas portuguesas do mesmo ramo de atividade. A iniciativa foi promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário, Confeção e Moda. O objetivo foi que cada uma das empresas tivesse oportunidade de mostrar o seu avanço tecnologico e sustentabilidade.

A Riopele tem, ao longo dos anos, demostrado muita preocupação ambiental. Entra as primeiras medidas estão a poupança na água, que vai sendo reutilizada sucessivamente em várias operações, e chegou à energia, com a instalação de uma central fotovoltaica com 1 MW, um investimento de 800 mil euros e que vai permitir reduzir a fatura elétrica da empresa em 14%, mas, sobretudo, reduzir a emissão de 689 toneladas de CO2 ao ano. Atualmente, a unidade de fiação da empresa tem uma capacidade produtiva de 180 toneladas ao mês, e que faz fio de poliéster a partir de plástico recolhido nos oceanos e viscose a partir da madeira.

“Eu dizia que queria a empresa toda sustentável em 2024, mas passamos muitas metas nos últimos dois ou três meses. Não contava poder garantir já hoje que tudo o que estou hoje a fiar na empresa é proveniente de matérias-primas recicladas. Tudo evoluiu muito depressa”, admite José Alexandre Oliveira, representante da Riopele, em declarações ao jornal online Dinheiro Vivo.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.