famalicao-dedica-semana-ao-teatro-para-a-infancia-e-juventude

Notícias

Famalicão dedica semana ao teatro para a infância e juventude

3 min. 14.10.2019

Vem aí uma semana inteira dedicada ao teatro para a infância e juventude. A segunda edição do “Porquê?” realiza-se de 21 a 27 de outubro, em Famalicão, com espetáculos protagonizados por várias companhias de teatro de referência em Portugal nesta área, como o Teatro de Montemuro, Imaginar do Gigante, Red Cloud - Marionetas e Partículas Elementares.

A iniciativa, organizada pela Associação Fértil Cultural, volta a concentrar o seu espaço de ação no Vale do Este e Vale do Pelhe, do concelho famalicense, levando o teatro, em particular, e a cultura, no geral, para fora do centro urbano e indo ao encontro da política de descentralização cultural pretendida e promovida pela autarquia.

Entre os dias 21 e 25 de outubro a programação é dirigida exclusivamente ao público escolar e conta com o apoio de dois agrupamentos de escolas, juntas de freguesia locais e outras associações.

Para o dia 26 de outubro, às 16h00, na Casa da Pedreira, em Gondifelos, está agendada uma conversa sob o título “Porquê o teatro para infância e juventude?”. O momento, com entrada livre, vai contar com as presenças de Isabel Barros, do Teatro de Marionetas do Porto; José Caldas, da Quinta Parede, e Susana Menezes, diretora artística do LU.CA - Teatro Luís de Camões.

A encerrar o “Porquê?”, no dia 27 de outubro, às 16h30, a Fértil apresenta às famílias o seu mais recente espetáculo para a infância: “Os Grandes Não Têm Grandes Ideias”. A sessão é gratuita e decorrerá no salão da Junta de Freguesia de Cavalões.

Despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pelo teatro, ajudar as escolas nos seus esforços educacionais no âmbito da formação estética e cívica e criar um espaço de proximidade entre o teatro e a infância e juventude e também um espaço de reflexão entre criadores e programadores são os grandes objetivos do “Porquê?”.

 

PROGRAMA

 

Público Escolar:

21 de outubro – Imaginar do Gigante com “Areias” (EB1 de Gondifelos)

22 de outubro – Teatro de Montemuro com “A Velha Casa de Madeira” (EB Vale do Este)

23 de outubro – Red Cloud - Marionetas com “A Menina que Vendia Fósforos” (Centro Escolar Mouquim/Louro)

24 de outubro – Partículas Elementares com “Eu Quero a Lua” (Centro Escolar de Telhado)

25 de outubro - Fértil Cultural com “Os Grandes Não têm Grandes Ideias” (EB1 de Gondifelos)

 

Programa aberto ao público:

26 de outubro |16h00

Local: Casa da Pedreira (Gondifelos)

Conversa: Porquê o teatro para infância e juventude?

 

27 de outubro | 16h30

Local: Salão da Junta de Freguesia de Cavalões

“Os Grandes Não Têm Grandes Ideias” pela Fértil Cultural

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.