esta-noite-ha-atear-historias-em-oliveira-santa-maria

Notícias

Esta noite há “Atear Histórias” em Oliveira Santa Maria

2 min. 19.10.2019

A lenda das lavadeiras do Rio Ave, os sons dos teares das fábricas Narciso Ferreira e as lutas dos trabalhadores, são algumas das memórias que marcam a população da zona industrial do concelho de Famalicão, nomeadamente das freguesias de Castelões, Oliveira Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba d´Ave e que inspiraram a criação do novo espetáculo comunitário intitulado “Atear Histórias”.

O espetáculo sobe ao palco, esta noite, no Salão Paroquial de Oliveira Santa Maria, pelas 21h30, com música, percussão, teatro e dança, tendo como protagonistas os próprios populares, cerca de 50, no total. 

Trata-se de mais uma iniciativa promovida no âmbito do programa municipal “Há Cultura”, envolvendo, desta vez, as Comissões Sociais Interfreguesias de Castelões, Oliveira Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba d’Ave.

A ideia do projeto “Atear Histórias” surgiu pela primeira vez em outubro de 2018, no seguimento do Festival “Famalicão Visão’25” e concretizou-se no início deste ano, com a orientação do diretor artístico Alberto Fernandes, da CAISA – Cooperativa das Artes, Intervenção Social e Animação.

“Atear Histórias” será assim um espetáculo construído a partir das memórias do povo destas freguesias, que pretende espelhar pedaços da história, das gentes, das tradições e do património local, integrando diferentes áreas artísticas. Será um espetáculo inédito, construído com a comunidade, que pretende ser um projeto artístico identitário do território.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.