cior-envia-4-toneladas-de-material-educativo-para-escola-de-mocambique

Notícias

Cior envia 4 toneladas de material educativo para escola de Moçambique

2 min. 24.10.2019

Um contentor com quatro toneladas de material escolar, ferramentas, livros, material informático e outros bens está a caminho de Moçambique, para o Instituto Politécnico S. Francisco de Assis, na província de Maputo, no âmbito de uma ação de cooperação e de solidariedade desenvolvida pela Escola Profissional CIor, de Famalicão, e enquadrada num processo de geminação celebrado, em novembro do ano passado, com aquela escola moçambicana.

O contentor foi transportado das instalações da Cior, na passada quarta-feira, dia 23, com destino para o porto de Sines, de onde seguirá para Maputo, com chegada prevista para o final do mês de novembro

Esta campanha de solidariedade decorreu durante vários meses e envolveu, para além da comunidade educativa da Cior, empresas, instituições e cidadãos do município e da região. O apoio logístico e transporte foram assegurados pelo grupo empresarial famalicense S. Roque - Máquinas e Tecnologia Laser, de Oliveira S. Mateus.

“O Grupo S. Roque permitiu-nos ultrapassar a maior barreira desta enorme e mobilizadora campanha, levando a bom porto esta grande ação solidária a favor de uma Escola e da sua comunidade educativa que enfrenta inúmeros problemas e carências”, afirma Amadeu Dinis, diretor da escoa.

“Esta ajuda fará a diferença numa escola onde os alunos, por vezes, podem armar uma rixa pela posse de um caderno ou de um simples meio lápis”, regista, por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico da CIOR.

Refira-se que a ligação da Cior a Moçambique teve início em 2009, ano em que esta escola começou a acolher regularmente alunos e professores provenientes deste país lusófono, tendo até ao momento formado e capacitado 13 técnicos e 2 professores em diferentes áreas de formação.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.