famalicao-recebe-galardao-de-municipio-amigo-do-ambiente

Notícias

Famalicão recebe galardão de município amigo do ambiente

2 min. 28.10.2019

Famalicão foi reconhecido como um município amigo do ambiente, ao receber, na passada sexta-feira, o galardão Eco XXI 2018, concedido pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A entrega do prémio aconteceu no Palácio da Lousã Boutique Hotel, na Lousã, e visou reconhecer o trabalho realizado pelo município durante o ano 2018, em prol do desenvolvimento sustentável.

A atribuição da bandeira verde ECO XXI aos municípios resulta da avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade. Baseia-se num sistema de 21 indicadores e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados. As áreas contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Para além do reconhecimento como um eco-município pelo terceiro ano consecutivo, Famalicão viu ainda distinguidas 37 instituições educativas do concelho com o galardão Eco-Escolas, numa sessão que decorreu no passado dia 18 de outubro, em Guimarães. O galardão foi atribuído à totalidade das escolas que concorreram, sendo que foram ainda distinguidos três eco agrupamentos (Camilo Castelo Branco, Pedome e Padre Benjamim Salgado). Com este reconhecimento, Famalicão ocupa o 6º lugar no ranking dos municípios com mais escolas premiadas do país.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, a atribuição destes galardões representa um reconhecimento coletivo a Famalicão pelo trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente”. “É um orgulho, mas é também uma responsabilidade que nos motiva para continuarmos a trabalhar em prol de um território mais amigo do ambiente, mais verde e com mais qualidade de vida para todos, principalmente para as gerações vindouras”, acrescenta.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.