camara-de-famalicao-aprova-orcamento-de-111-milhoes-para-2020

Notícias

Câmara de Famalicão aprova orçamento de 111 milhões para 2020

3 min. 04.11.2019

A Educação e Conhecimento é o capítulo maior das Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2020 da Câmara Municipal de Famalicão que foi hoje aprovado em reunião extraordinária do executivo municipal. A autarquia terá um valor global de 111 milhões de euros para gerir, que incluem um encaixe de cerca de 11 milhões de euros em fundos comunitários, associados às obras FEDER aprovadas, no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana. 

 Sob o mote “Promover a Educação de Sucesso para Todos”, o plano de atividade do próximo ano da autarquia prevê o desenvolvimento de perto de uma centena de projetos e ações para garantir que a educação no concelho seja o grande fator de coesão social do território. Para o fazer, está reservada uma fatia do orçamento municipal de 15,5 milhões de euros que serão aplicados tanto na modernização do parque escolar do concelho, como na dinamização de vários projetos de promoção da aprendizagem ao longo da vida.

Igualmente relevante para 2020 em Famalicão é o capítulo da renovação urbana. As Grandes Opções do Plano e Orçamento, apontam para a concretização de um investimento histórico no âmbito da renovação urbana, que vai dotar o concelho com um novo mercado municipal e um novo espaço cultural, em Riba de Ave. Será também o ano de início do processo de uma verdadeira transformação urbana para os modos de mobilidade suaves com o arranque da construção de uma rede de ciclovias intraurbana e da conclusão da via ciclável e pedonal com 10 quilómetros de extensão no antigo canal ferroviário que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim.

 “Será um ano de grandes investimentos materiais, que se vão somar ao forte investimento imaterial previsto para o programa de governança do território, para os projetos de descentralização cultural, para a promoção de uma Educação para Todos, e de Mais e Melhores Anos para os seniores, para além dos inúmeros projetos e ações sociais de apoio aos mais desfavorecidos do concelho”, diz o Presidente da Câmara Municipal, falando em opções estratégicas que constituem uma verdadeira alavanca para o futuro do Território”.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.