sem-garra-e-sem-arrojo-ps-vota-contra-o-orcamento-para-2020

Notícias

Sem garra e sem arrojo. PS vota contra o orçamento para 2020

2 min. 05.11.2019

Sem garra e sem arrojo. É assim que o PS de Famalicão classifica das Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal para 2020.

O documento foi aprovado, segunda-feira, em reunião de Câmara, apenas com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP

Os vereadores socialistas votaram contra e esta terça-feira o partido apresentou as razões para o chumbo aos documentos.

Numa análise geral ao documento, Rui Faria, líder da concelhia do PS, diz que “a proposta apresentada é o somatório da gestão corrente mais a concretização de obras há muito prometidas e que, finalmente, vão ver a luz do dia, graças em grande parte, aos fundos comunitários alocados”.

O PS mostra-se ainda preocupado com o endividamento do município. “Preocupante, porque a receita proveniente de fundos comunitários tendencialmente diminuirá, o ciclo económico poderá alterar-se e, o financiamento “a preço de saldo” poderá inverter sem aviso prévio. A ocorrência simultânea destes fatores, não trará boas notícias, podendo gerar situações de incumprimento por parte de organizações de cariz social e que habitualmente se sentam à mesa do orçamento municipal”, justifica.

Em anos anteriores o PS tem criticado o aumento da despesa corrente, que diz ser feito á custas dos impostos. Uma crítica que se repete para 2020.

Dizem os socialistas que, em seis anos o município, gastou mais de 11 milhões de euros em despesas com o pessoal e que para 2020 a previsão é de gastar 4 milhões. E nem o facto de a autarquia ser responsável pela colocação dos funcionários das escolhas convence o PS. “Este aumento não pode ser justificado só com o Programa Aproximar. O município tem de explicar este aumento, sob pena ser acusado de despesismo”, atira.

Em conclusão, o PS afirma que, “não sendo uma tragédia”, o Plano e Orçamento “não é motivo para grande entusiamo”.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.