gaviao-acolhe-este-fim-de-semana-20-edicao-da-feira-das-colheitas

Notícias

Gavião acolhe este fim de semana 20ª edição da Feira das Colheitas

3 min. 08.11.2019

Decorre amanhã e domingo, a Feira das Colheitas de Gavião. A iniciativa, organizada pela paróquia local, vai já na sua 20ª edição e, como acontece todos os anos, reúne no adro da Igreja as tradições da época.

Mas o principal objetivo da Feira das Colheitas é a angariação de fundos, tal como explicou o padre Domingos Machado em entrevista ao programa “Gentes da Terra”, da Digital FM. Aliás, a primeira feira que se realizou tinha como objetivo a angariação de fundos para as obras de recuperação da igreja local, que, entretanto, sofreu obras e foi inaugurada em dezembro de 2010.

Mas porque outras necessidades foram surgindo, por um lado, e, por outro, porque “não quisemos deixar de viver estas tradições, que estão a desaparecer,” a feira continuou. “Ao longo destes 20 anos temos procurado atingir os objetivos de angariação de fundos, que são uma importante ajuda para as obras paroquiais”, sublinhou o pároco. Depois da total renovação da igreja, com esta iniciativa já foram angariadas verbas para a pintura da Casa Mortuária, bem como opara s arranjos do Salão Paroquial e toda a área envolvente.

Tal como aconteceu o ano passado, o dinheiro conseguido com a edição da Feira das Colheitas será para pagar as obras, já concluídas, da Residência Paroquial. Aliás, o espaço completamente renovado, foi inaugurado em julho passado, mas as obras ainda não estão pagas.

A primeira Feira realizou-se em novembro de 2000 e há 20 anos que decorre ininterruptamente. Um facto que deixa o pároco feliz e convicto que as pessoas gostam da iniciativa “até porque já perguntam imensas vezes quando é que se vai realizar”.

Sem um programa específico por festejar 20 anos, o pároco considera o certame “só por si” especial, porque permite, além da angariação de fundos, o convívio e a preservação da tradição. “As pessoas tentam também vender os seus produtos agrícolas e oferecem o que ganham à paróquia”.

Quanto ao programa, amanhã, dia 9, pelas 21h15 há a Matança do Porco e mais tarde, pelas 22h00, atua a Banda Fama Show. No domingo, pelas 9h00, começa a feira dos produtos e, pelas 14h00, decorre o 20º Encontro de Concertinas e Cantares ao Desafio.

No local haverá uma barraquinha de comes e bebes com os petiscos da cozinha tradicional minhota.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.