famalicao-prepara-se-para-receber-o-natal

Notícias

Famalicão prepara-se para receber o Natal

4 min. 09.11.2019

“Famalicão, o lugar do Natal” é o mote da campanha natalícia deste ano, promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) e que vai que decorrer entre 22 de novembro e 5 de janeiro, com um conjunto de atividades de animação.

Circo de papel, pista de gelo, carrocel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e Cabana Solidária com a presença do Pai Natal, são algumas das iniciativas que vão animar o centro da cidade, entre a Praceta Cupertino de Miranda, o Parque da Juventude, a Praça 9 de abril e toda a zona envolvente.

O arranque está marcado já para o próximo dia 22 de novembro, com a ligação da iluminação natalícia nas ruas da cidade e nas vilas do concelho: Joane, Ribeirão e Riba d’Ave. Será também ligado o som ambiente, concedendo a atmosfera perfeita para a época.

Neste dia, começam a funcionar os divertimentos, como o carrocel, o comboio e os passeios de charrete para divertimento dos mais novos, mas também dos adultos. Abre ainda a pista de gelo, este ano no parque de estacionamento da Praça D. Maria II.

A 30 de novembro, o circo chega à cidade, com uma tenda gigante montada no Parque da Juventude. A iniciativa promovida pelo Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC) está de regresso com o novo circo e o espetáculo "Jardins", inspirado no conto "O Rapaz de Bronze" de Sophia de Mello Breyner. O espetáculo destina-se ao publico escolar, instituições e também a toda a família, com várias sessões diárias até 3 de janeiro.

Mas é em dezembro, que a cidade se transforma no lugar do Natal com a inauguração da árvore e do espetáculo multimédia que tem sido, nos últimos anos, a grande atração, chamando diariamente várias centenas de pessoas à cidade. São milhares de luzes que desenham imagens no ar ao som de melodias natalícias. 

O Mercado de Natal volta a ser uma das grandes apostas do município, sendo que este ano estará organizado em duas partes, com uma zona para produtos alimentares e restauração e outra para a venda de artesanato e produtos locais.

Enquanto isso, entre 8 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária do Pai Natal apela ao espírito natalício dos famalicenses, na Praça 9 de abril, com música ao vivo e animação.

Do programa, destaque ainda para a Corrida S. Silvestre na noite de 23 de dezembro e o Porto de Encontro na véspera de Natal, a 24 de dezembro.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, Famalicão assume-se como o lugar do Natal e tem muitas razões para o fazer”. “Com esta campanha vamos transformar Famalicão num lugar mágico com espaços para as crianças darem largas à sua imaginação e fantasia, mas também iniciativas que apelam ao espírito natalício de todos os famalicenses”, adianta.

Quanto aos que vem de fora visitar a cidade, o autarca diz que há um mundo de encantar para conhecer e participar”, garantindo que “estamos preparados para receber os turistas que nos queiram visitar e temos muito para oferecer”.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.