riba-dave-trabalhadores-da-resinorte-hoje-e-amanha-em-greve

Notícias

Riba d'Ave: trabalhadores da Resinorte hoje e amanhã em greve

1 min. 26.12.2019

Os trabalhadores da Resinorte, em Riba d’Ave, estão em protesto esta quinta e sexta-feira, numa paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Os trabalhadores exigem a valorização das carreiras, a melhoria das condições de trabalho e o aumento dos salários.

A Resinorte é o consórcio responsável pelo tratamento e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos 35 municípios da região norte do país, incluindo o de Famalicão.

Segundo STAL, a administração recusa-se “a iniciar qualquer processo de negociação coletiva global ou local”.

Entretanto, o Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos, que são contestados pelo sindicato. Diz o STAL e que os serviços mínimos decretados “arrasam o direito à greve, como direito fundamental, dos trabalhadores da Resinorte que no dia a dia fazem a recolha dos resíduos separados pelos cidadãos e colocados nos ecopontos”.

“O Tribunal Arbitral decretou como serviços mínimos 8 equipas de 2 trabalhadores para fazer a recolha dos ecopontos nos concelhos de Guimarães, Famalicão, Santo Tirso, Fafe, Vila Real, Amarante, Marco de Canaveses e Chaves, invocando questões de perigo para a salubridade pública, para o ambiente e para a segurança, que nunca fundamenta ou concretiza”, finaliza o STAL.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.