maestro-de-famalicao-vence-concurso-internacional

Notícias

Maestro de Famalicão vence concurso internacional

2 min. 12.01.2020

O maestro famalicense José Eduardo Gomes venceu o primeiro prémio do European Union Conducting Competition, concurso internacional de direção de orquestra, que se disputou em Sófia, na Bulgária, divulgou este domingo a página da competição.

Além de ter conquistado o primeiro prémio da segunda edição do concurso, o maestro famalicense ganhou também o troféu para “melhor interpretação Beethoven”, no evento organizado pelo Bulgária Hall, em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, Orquestra Filarmónica Kodaly e Orquestra Sinfónica de Pazardjik.

Após várias rondas e entre cerca de 300 maestros, José Eduardo Gomes foi selecionado para a final, arrecadando o primeiro prémio, em concerto final na sala de concerto do Conservatório nacional de música de Sófia, na Bulgária.

Em segundo lugar ficou Almanzar Sebastian, da Colômbia, Zlatkov Svetlomir, da Bulgária conquistou o terceiro lugar e Jung Hyeju, da Coreia do Sul, o quarto prémio.

José Eduardo Gomes é maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), além de Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, onde trabalha com as várias Orquestras.

Foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, entre 2016 e 2018, maestro associado da Orquestra Clássica do Sul (2018/2019), maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera, no Porto (2011 a 2017) e maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça, (2008 a 2011).

Iniciou os seus estudos musicais com o clarinete na sua cidade natal, Famalicão. Mais tarde, continuou estudos na ARTAVE e ESMAE – Porto, onde se formou na classe do professor António Saiote.

É membro fundador do “Quarteto Vintage” com o qual se apresenta regularmente em Portugal, Itália, Bélgica, Suíça, Japão e Canadá.

Foi distinguido em competições nacionais e internacionais: “RTP Antena 2 Prémio Jovens Músicos”, Portugal; “A concorrência Marcos Romão” e “Concurso Internacional Villa de Montroy”, Valência (Espanha).

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.