servico-de-obstetricia-do-chma-mantem-classificacao-maxima

Notícias

Serviço de obstetrícia do CHMA mantém classificação máxima

2 min. 21.01.2020

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) voltou a ter bons resultados em diversas áreas, com destaque para a obstetrícia, onde obteve o grau de Excelência Clínica. Tratam-se dos resultados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) correspondentes à última avaliação dos hospitais aderentes ao programa SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde). 

No módulo do SINAS dedicado aos prestadores de cuidados de saúde com internamento – [email protected] – avaliam-se as seguintes dimensões: Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente, sendo os respetivos resultados traduzidos numa classificação de entre 1 estrela a 3 estrelas. 

No que diz respeito ao Centro Hospitalar do Médio Ave, a área dos “Partos e Cuidados Pré́-natais”, da especialidade de Obstetrícia, mereceu o nível máximo do rating com atribuição da Excelência Clínica de nível 3. Nesta área analisa-se a ocorrência de cesarianas, partos vaginais, partos programados e lacerações perineais graves, assim como a correta prescrição e administração de esteroides antes do parto. Na avaliação dos indicadores específicos da especialidade de Obstetrícia, dos 5 indicadores avaliados 3 obtiveram 3 estrelas, todos com valores observados superiores aos valores nacionais de referência.

Quanto à generalidade dos resultados da dimensão Excelência Clínica, o CHMA evidencia uma grande estabilidade, com classificações de 2 estrelas em 4 áreas: Cardiologia (enfarte agudo do miocárdio), Neurologia (acidente vascular cerebral) e Pediatria (cuidados neonatais e pneumonia).

Nos resultados globais das dimensões Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações e Focalização no Utente das seis avaliações (3 em cada unidade hospitalar), quatro mereceram a classificação de 3 estrelas (máxima) e uma obteve duas estrelas. 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.