famalicao-barragem-de-canicos-pode-voltar-a-produzir-energia

Notícias

Famalicão: barragem de Caniços pode voltar a produzir energia

2 min. 24.01.2020

A barragem de Caniços, localizada no Rio Ave, em Bairro, Famalicão, pode voltar a produzir energia hidroelétrica.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em aviso publicado hoje em Diário da República, refere que recebeu “um pedido de utilização dos recursos hídricos com o fim de captar água do rio Ave, para a produção de energia hidroelétrica, utilizando as infraestruturas hidráulicas do Aproveitamento Hidroelétrico de Caniços, em Bairro, Famalicão”.

Tendo em conta este pedido, a APA convida “todos os interessados para, querendo, requerer um idêntico pedido de atribuição de concessão durante o prazo de 30 dias úteis” a contar a partir de hoje.

A APA descreve “aproveitamento hidroelétrico” na barragem de Caniços está “operacional, embora a barragem careça de intervenções”. Em concreto a APA refere que “a albufeira encontra-se assoreada e com necessidade de se proceder à remoção desses sedimentos” e “as comportas e equipamentos, instalados na barragem e nos canais, apresentam um deficiente estado de conservação e manutenção, carecendo de substituição”.

Aquela entidade nota que “será ainda necessário dotar o aproveitamento hidroelétrico de um sistema que permita implementar um regime de caudais ecológicos”.

Refira-se que Central de Caniços nasceu com a Empresa Têxtil Eléctrica que foi fundada em 1905, constituindo um marco no património da região e um testemunho do engenho e da capacidade empreendedora das gentes de Famalicão.

Foi a primeira experiência de produção e utilização de energia elétrica no Vale do Ave, através da construção de uma mini-hídrica que, a partir de uma barragem instalada no rio Ave e com um gerador de 500 volts, acionava a fábrica. A empresa chegou mesmo a produzir eletricidade para a casa dos seus proprietários, já que o fornecimento de energia elétrica pública no concelho só se viria a concretizar-se em 1909.

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.