camara-cria-espaco-verde-junto-ao-castro-de-s-miguel-o-anjo

Notícias

Câmara cria espaço verde junto ao Castro de S. Miguel-O-Anjo

2 min. 28.01.2020

A Câmara Municipal de Famalicão está a executar trabalhos de limpeza florestal no terreno do Castro de S. Miguel-O-Anjo, na freguesia de Calendário. O objetivo é disponibilizar um espaço verde ao serviço da população.

O espaço com cerca de 80 mil metros quadrados foi adquirido pela autarquia em 2017, com o objetivo de salvaguardar e preservar este património, permitindo o estudo e a investigação sobre o passado histórico deste local.

 Neste âmbito, a autarquia está a elaborar um plano estratégico com um conjunto de ações, donde sobressai a prospeção arqueológica do local e respetivo levantamento topográfico. Mas para já estão a ser desenvolvidos trabalhos, “que permitirão disponibilizar em breve um espaço verde, cuidado e qualificado ao serviço população”, anuncia a autarquia, em nota de imprensa. Para isso, os serviços municipais da proteção civil estão no terreno a desenvolver trabalhos de limpeza de eucaliptos e desmatação, protegendo e salvaguardando as espécies autóctones.

Vista de S. Miguel o Anjo

 “Estamos a criar condições para que a população possa desfrutar deste espaço, convivendo com a natureza, através de atividades desportivas como caminhadas ou simplesmente em ações de lazer e descanso”, explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. E acrescenta: “pela sua localização que permite uma vista panorâmica de grande beleza, mas também pelo seu valor histórico e patrimonial, enquanto guardião de um passado longínquo, este terreno merece ser recuperado e qualificado e devolvido à população”.

 Refira-se que espaço, que está classificado como imóvel de interesse público desde 1990, acolhe as ruínas de um povoado fortificado cujos achados arqueológicos apontam para uma datação que se situa entre o séc. I a.C. e o séc. I d.C..

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.