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5 dicas para uma boa noite de sono

2 min. 30.01.2020

A preocupação com a duração e a qualidade do sono dos portugueses tem aumentado nos últimos anos. Apesar dos estudos acerca do assunto serem escassos, é do conhecimento comum que o ritmo de vida acelerado faz com que os indivíduos não durmam as horas que realmente necessitam. A Academia Americana de Medicina do Sono recomenda entre 7 a 9 horas de sono na idade adulta, 8 a 10 horas para adolescentes, entre os 13 e os 18 anos, e 9 a 12 horas de sono para crianças entre 6 e 12 anos. 

Porém, mesmo que não consiga no seu dia a dia dedicar todas estas horas ao descanso, apresentamos de seguida algumas dicas para que possa tirar o melhor partido das horas de sono.  

Em primeiro lugar, é importante que pelo menos 4 horas antes de dormir, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. Isto porque a cafeína tem um efeito estimulante que terá impacto na hora de adormecer. Já as bebidas alcoólicas, irritam o estomago, o que pode causar desconforto gástrico durante a noite. 

A segunda dica consiste em manter sempre no mesmo horário para se deitar. O metabolismo demora alguns dias para se habituar às oscilações no horário do sono, por isso tente manter uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana. 

Também a temperatura do ar do espaço onde está a dormir pode interferir com a qualidade do sono. As temperaturas acima de 26℃ e abaixo de 18℃ não são confortáveis para o corpo, e o frio ou calor excessivos fazem com que acorde a meio da madrugada. 

É do senso comum que a alimentação e o estilo de vida saudável estão diretamente ligados à qualidade do sono. Desta forma, o ideal é alimentar-se 3 horas antes de se deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir e opte por alimentos mais leves e fáceis de ser digeridos. 

Por último, mas não menos importante, está o tempo que cada indivíduo demora para adormecer. Está provado que, quando este tempo excede os 30 minutos, mais vale levantar-se da cama e realizar alguma atividade que goste e que, ao mesmo tempo não seja muito agitada. Recomenda-se a leitura de um livro, por exemplo. 

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