carros-eletricos-uma-moda-que-veio-para-ficar

Notícias

Carros elétricos: uma moda que veio para ficar

3 min. 10.02.2020

Foi há pouco mais de 10 anos que os automóveis elétricos chegaram e revolucionaram o mercado automóvel. Os primeiros testes começaram a ser realizados nos anos 90, no entanto ainda foram precisos vários anos para aprimorar todas as vantagens que um carro elétrico possui. A verdade é que a compra deste tipo de automóveis tem aumentado exponencialmente, assim como os incentivos atribuídos a quem arrisca neste mercado. Em primeiro lugar, o investimento num veiculo elétrico acaba com os elevados custos de combustível que fazem parte do orçamento familiar. Semanalmente, os postos de abastecimento anunciar novos preços para o gasóleo e a gasolina. Não só estão em constante mudança de valor, como também acabam por tornar-se bastante dispendiosos, especialmente a gasolina. Ao adquirir um veículo elétrico, deixa de ficar à mercê das constantes mudanças uma vez que a eletricidade é bastante mais económica do que a gasolina. Para diminuir ainda mais os seus custos, basta instalar um painel solar no teto para carregar a bateria. Assim, produz a sua própria eletricidade gratuita e evita aumentar a sua conta mensal de eletricidade. Outra das vantagens deste tipo de automóveis é o baixo custo de manutenção. Acabaram-se as mudanças de óleo, e os gastos frequentes os travões, porque os mesmos não se irão desgastar com tanta frequência.

Por último, os automóveis elétricos garantem uma maior sustentabilidade ambiental, potenciada pela isenção de gases libertados para a atmosfera, tal como o dióxido de carbono. Sabe-se aliás que estes últimos os são responsáveis por acelerar as alterações climáticas e o efeito de estufa.

No entanto, nem tudo são vantagens. A pouca autonomia, o preço elevado e a falta de disponibilidade de estações de carregamento são alguns dos motivos pelos quais muitos portugueses ainda não apostaram neste segmento.

Venda de carros elétricos sobe 69% em Portugal

Apesar da quebra que se fez sentir no mercado automóvel, no ano de 2019, o mesmo não se verifica relativamente aos carros elétricos. Os dados foram avançados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) e registaram um crescimento de vendas que alcançou os 69%, ou seja, um total de 7.096 veículos.

Destes, a maior fatia pertenceu automóveis elétricos ligeiros de passageiros, com um total de 6.883 unidades transacionadas. Ao passo que, entre os comerciais, as vendas não ultrapassaram as 213 unidades.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.