carro-sempre-impecavel-saiba-como

Notícias

Carro sempre impecável? Saiba como…

4 min. 12.02.2020

A limpeza do automóvel é uma tarefa que divide opiniões. Se muitos adiam a lavagem do carro até não existir outra opção senão limpa-lo, para outros esta é uma atividade muito aprazível. A verdade é que entrar num automóvel limpo e arrumado é bom, mas o trabalho que isso representa nem por isso. Assim, apresentamos de seguida algumas dicas para não só poupar algum dinheiro na lavagem do automóvel, como também para que esta fique ao nível de um profissional.

Exterior do automóvel:

No que toca à limpeza do automóvel no exterior, o primeiro passo é começar por lavar as jantes. Para isso, pode utilizar um líquido desengordurante para soltar toda a gordura e óleo proveniente dos travões e, posteriormente, deve também esfregar a jante com sabão, recorrendo ao auxílio de uma escova. De seguida, deverá passar todo o carro por água, para retirar a sujidade mais superficial e, de seguida, molhar um pano de microfibras num recipiente com água quente e sabão automóvel. É extremamente importante utilizar água quente, pois a água quente ajudará a levantar a contaminação da carroçaria, tornando bastante mais fácil remover insetos da pintura.

Outro especto importante é a escolha do liquido de limpeza a utilizar. É crucial evitar usar líquidos detergentes ou sabão de cozinha para lavar o exterior do automóvel. Esses detergentes são altamente corrosivos para a pintura do carro e poderão danificá-la. Utilize sempre sabão próprio para lavagem automóvel, quando estiver a lavar a sua viatura. Deve também evitar utilizar toalhas ou panos “simples”, usando em seu detrimento panos de microfibras. Estes são mais suaves e mais manuseáveis, permitindo assim remover melhor a sujidade.

Quanto à lavagem propriamente dita, esta deve ser feita em movimentos circulares e sempre no sentido descendente, começando no tejadilho e terminando na parte inferior das portas e para-choques.

Depois disso, todo o sabão deve ser retirado com uma toalha de microfibras de imediato de modo a evitar que este seque, e deixe manchas na pintura. Retire todo o sabão com recurso a água fria ou à temperatura ambiente.

Por fim, não espere que o carro seque ao sol, pois a água da parte superior do carro tenderá a cair para as zonas inferiores e secar durante o seu curso, o que deixará também a carroçaria com manchas. Ao invés disso, coloque uma toalha de microfibras sobre a carroçaria e deixe que esta absorva o excesso de água.

Interior do automóvel:

A partir do momento em que a parte exterior está tratada, é hora de garantir a limpeza interior. Comece por retirar todos os objetos e lixo do interior do carro. De seguida, com recurso a um pano de microfibras, comece por limpar a consola central e a zona superior do tablier, não esquecendo também as portas. A utilização de um pano microfibras permitir-lhe-á remover uma maior quantidade de pó e sujidade das grandes superfícies, mas também lhe permitirá chegar a alguns recantos mais profundos, onde dificilmente chegaria com um pano tradicional, garantindo assim que o seu carro ficará mais limpo.

A terceira parte da limpeza consiste em limpar os estofos. Se estes forem em tecido, devem ser aspirados e limpos com recurso a um líquido próprio no caso de estes serem de pele. Por último, é importante não esquecer de aspirar os tapetes e a bagageira do carro.

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.