eutanasia-discute-se-esta-quinta-feira-no-parlamento

Notícias

Eutanásia discute-se esta quinta-feira no Parlamento

1 min. 20.02.2020

A eutanásia discute-se, esta quinta-feira, no Parlamento. Menos de dois anos depois de chumbada a eutanásia no Parlamento, o tema volta a ser discutido com cinco projetos de lei em discussão esta quinta-feira. PS, BE, PAN e PEV insistem na despenalização da morte assistida e o Iniciativa Liberal junta-se com a apresentação de um diploma.

As divergências são poucas e é a intenção de aprovar a eutanásia que une os partidos. 

Ser maior de 18 anos, sem doenças mentais, a viver uma situação de sofrimento "duradouro e insuportável" e com lesões definitivas ou uma doença incurável e fatal. Estes são alguns dos pontos comuns entre os projetos de lei apresentados para legalizar a eutanásia.

O pedido tem de ser feito pelo próprio, através de um médico, e, dependendo dos critérios de cada partido, tem de ser confirmado por diversas vezes.

Os dois maiores partidos, PS e PSD, deram liberdade de voto aos seus deputados. Os socialistas são maioritariamente a favor, mas haverá cerca de uma dezena a votar contra.

Entre os sociais-democratas, onde a maioria é pelo “não”, há seis parlamentares que vão optar pelo voto favorável, incluindo o líder, Rui Rio.

Contra a despenalização estão CDS, PCP e o Chega.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.