famalicense-ivo-faria-envolvido-no-caso-luanda-leaks

Notícias

Famalicense Ivo Faria envolvido no caso Luanda Leaks

2 min. 20.02.2020

O famalicense Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) estará envolvido no caso Luanda Leaks, o que, segundo adianta o jornal on line 7MARGENS, está a gerar mal estar na organização.

Ivo Faria, que pertence ao Agrupamento de Calendário e que, no próximo fim de semana tomará posse para um segundo mandato à frente da estruura nacional do CNE, terá sido uma das pessoas que mais trabalhou com Mário Leite da Silva, apontado como o braço direito da filha do ex-presidente angolano, Isabel dos Santos.

Em causa está o envolvimento de Ivo Faria, sócio na PwC (PricewaterhouseCoopers) nos negócios de Isabel dos Santos em Portugal e, segundo o Expresso de 18 de janeiro, terá sido uma das pessoas que mais trabalhou com Mário Leite da Silva.

O mal-estar no CNE é revelado pelo 7MARGENS, que refere que uma das operações em que a PwC Portugal terá estado envolvida, através destes seus responsáveis, foi a reestruturação da petrolífera angolana Sonangol, então presidida por Isabel dos Santos. O envolvimento teria passado por faturar serviços a empresas sem proprietários conhecidos de Malta e do Dubai, quando as regras da própria PwC dizem que os contratos devem ser pagos por quem adjudica os serviços e não por outras entidades.

Perante o envolvimento do nome de Ivo Faria no caso Luanda Leaks, haverá já dirigentes nacionais do CNE a defenderem que ele não deve tomar posse para o segundo mandato no cargo de chefe nacional, marcada para sábado em Balasar. É o caso de João Carvalhosa, ex-chefe regional de Lisboa, que defende, em declarações ao referido jornal, que Faria não deveria tomar posse.

Já o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, da qual está dependente o CNE, assegurou que ainda não lhe chegou qualquer queixa sobre o assunto.

Entretanto, na rede social Facebook vão surgindo também mensagens de apoio a Ivo Faria.

A Fama V está a desenvolver diligências para contatar Ivo Faria.

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.