camara-autoriza-a-instalacao-da-antena-junto-a-escola-d-maria-ii

Notícias

Câmara autoriza a instalação da antena junto à escola D. Maria II

2 min. 21.02.2020

A Câmara de Famalicão autorizou a instalação da antena de telecomunicações junto à escola D. Maria II. O despacho dessa autorização foi emitido hoje, pelo presidente da Câmara, Paulo Cunha segundo informa a autarquia em comunicado.

A autorização para entrada em funcionamento da antena surgiu depois de pedido um parecer à Direção Geral de Saúde (DGS), tendo em conta os receios manifestados por alunos, pais e professores quanto ao impacto das radiações da antena na saúde.

O parecer da DGS enviado á Câmara Municipal refere que “face aos conhecimentos científicos atuais e aos resultados de inúmeros estudos epidemiológicos desenvolvidos até ao momento, não existe perigo para a saúde das populações (incluindo subgrupos com maior vulnerabilidade, como idosos, grávidas e crianças) que habitam ou trabalham na proximidade de infraestruturas de suporte de estações de radiocomunicações, desde que sejam cumpridos os níveis de referência constantes da Recomendação do Conselho Europeu, adotados em Portugal através da Portaria nº 1421/2004, de 23 de novembro”.

A DGS diz ainda que compete à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) a fiscalização dos níveis, sendo que até ao final do ano de 2019, as análises efetuadas, incluindo de 253 estabelecimentos de ensino “apontavam para valores, pelo menos, 50 vezes inferiores aos níveis de referência de densidade de potência fixados na Portaria n.º 1421/2004”.

Em face disso, Paulo Cunha reuniu com a direção do agrupamento e a associação de pais, estando presente também o vereador da Educação e o Delegado Regional de Educação do Norte, na passada quarta-feira, 19 de fevereiro onde transmitiu o ato administrativo que iria praticar no dia seguinte de, em conformidade com o que a Lei lhe impõe, confirmar a autorização da referida antena.

Entretanto, esta manhã um grupo de algumas dezenas de alunos manifestou-se em frente â Câmara Municipal contra a antena de telecomunicações. Paulo Cunha comunicou-lhes o parecer da DGS, mas os estudantes não ficaram convencidos e vão pedir uma reunião á Direção geral da saúde.

 

VEJA A REPORTAGEM VÍDEO DA MANIFESTAÇÃO NA FAMA TV

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.