estou-em-panico-diretora-do-lar-de-cavaloes-desespera-por-ajuda

Notícias

"Estou em pânico". Diretora do lar de Cavalões desespera por ajuda

3 min. 22.03.2020

E já passaram mais uma horas e continua a não existir uma resposta para os 31 idosos que estão numa residência em Cavalões.

Apenas três pessoas têm prestado assistência a estes idosos, depois de oito funcionárias terem testado positivo à Covid-19 e as restantes terem ficado de quarentena.

A diretora técnica está em absoluto desespero. “Somos três para 31 idosos, e não sabemos quanto tempo vamos continuar, nem se contraímos o vírus", afirmou Alexandra Vieira, diretora técnica da Residência Pratinha, que está grávida. Para além dela, também a proprietária e uma enfermeira têm assegurado os cuidados a todos os utentes. "Estamos aqui 34 pessoas todas em risco porque não fizemos testes e não sabemos se contraímos o vírus", afirmou.

Tal como explicou Alexandra Vieira, o contacto com a delegada de saúde de Famalicão é permanente, contudo não tem sido possível uma solução que poderia passar por colocar no lar uma equipa de profissionais que pudesse assegurar as necessidades ou transferir os idosos para um local onde pudessem ser cuidados.

Uma família foi, no sábado, ao lar buscar um dos idosos na condição de o manter em isolamento profilático. Contudo, acrescenta, nem todos têm essa possibilidade, porque não têm condições e alguns não têm retaguarda familiar.

“Temos recebido mensagens de apoio e solidariedade e muitos voluntários a oferecerem-se para ajudar mas além das autoridades de saúde não permitirem "seria empurrar o problema com a barriga". Para já, a alimentação está a ser confecionada numa outra instituição e é transportada pela Câmara de Famalicão.

"Ninguém resolve nada, é tudo para amanhã. Não estamos a criticar ninguém mas sentimo-nos desamparadas", desabafa Alexandra Vieira que diz "não aguento mais", sublinhando que além do cansaço físico há um grande cansaço psicológico.

A Digital já tentou contactar a delegada de saúde de Famalicão, mas até ao momento não teve êxito.

 IMAGENS CMTV

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.