centros-de-saude-em-famalicao-com-70-profissionais-ausentes

Notícias

Centros de saúde em Famalicão com 70 profissionais ausentes

3 min. 25.03.2020

O Agrupamento de Centros de Saúde – ACES de Famalicão tem cerca de 70 profissionais ausentes, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, por motivos que se prendem, essencialmente com baixas médicas, apoio aos filhos e quarentena devido ao Covid 19.

A situação foi confirmada à Digital FM por fonte da direção, numa altura em que o ACES já implementou uma série de medidas para responder ao surto do novo coranavírus.

Assim, o ACES de Famalicão já alterou os horários de atendimento e o funcionamento das unidades de saúde de cuidados primários no concelho, tendo também desmarcado as consultas programadas.

Das 15 unidades de saúde existentes no concelho, quatro Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), antigos centros de saúde, estão encerradas provisoriamente. É o caso de Gondifelos, Ruivães, S. Cosme e Fradelos, cujos os utentes passam a ser atendidos noutras unidades mais próximas. Apenas Lousado permanece aberta. Já as Unidades de Saúde Familiar (USF) estão todas em funcionamento.

O ACES procedeu também à desmarcação das consultas programadas, para “evitar concentração de pessoas nas unidades”. Permanece o atendimento a situações agudas ou urgentes e os tratamentos de enfermagem, o atendimento a grávidas e a crianças menores de 12 anos, bem como a renovação de baixas e medicação crónica.

As extensões de saúde estão também a proceder ao atendimento e diagnóstico de potenciais doentes com infeção por Covid 19, que são atendidos em espaços diferentes. Para já o atendimento aos casos suspeitos estão a ser realizados em todas as unidades, mas o ACES equaciona centralizar este atendimento apenas nas USF de Famalicão, Ribeirão e Delães, face ao aumento do número de casos.   

A direção do ACES apela aos utentes para que respeitem a desmarcação das consultas não urgentes e programadas e que não se dirijam às unidades para tentar ser atendido. Apela ainda àqueles que suspeitem ter sintomas de Covid 19 ou de estar infetados para que liguem sempre para a linha Saúde 24 (808242424) antes de se dirigir ao seu centro de saúde.

 

1 / 0
Pub - Ulahlah - 250-1
Auchan 250

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.