as-escolas-podem-continuar-encerradas-o-que-vai-ser-deste-ano-letivo

Notícias

As escolas podem continuar encerradas. O que vai ser deste ano letivo?

2 min. 25.03.2020

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta terça-feira, no debate quinzenal, no parlamento, que o encerramento das escolas poderá ir muito além das férias da Páscoa devido à pandemia de covid-19. 

Ainda não se sabe ao certo de as escolas irão reabrir para o terceiro período que está previsto decorrer entre abril e junho. Contudo, o Governo voltará a reunir-se para avaliar a situação no doa 9 de abril, mas até à data tudo indica que permanecerão fechadas. 

Coloca-se então a questão das notas escolares, face à falta de aulas. Alguns diretores de escolas admitem que há a possibilidade de assumir as notas do 2º período, que vão mesmo ser dadas agora, na Páscoa, como as notas finais. Ou seja, a ponderação será feita olhando já para todo o percurso do aluno até agora, pensando se está ou não em condições de transitar. Como não se sabe se haverá mais avaliações, é arriscado dar notas mais baixas no 2º período como um alerta para o aluno, prática às vezes usada pelos professores. Outra possibilidade é admitir, pelo menos em alguns anos de escolaridade, passagens administrativas. Em relação às provas de aferição, que não contam para a nota e que se iniciam em maio, o mais provável é não se realizarem. 

Quanto aos exames nacionais, o cenário mais provável é que não se realizem ao nível do 9º ano. Porém, no 11º e 12º ano, as implicações são bastante maiores uma vez que são os exames de acesso ao ensino superior. 

Se forem determinadas aulas de compensação para estudantes destes anos, as datas dos exames poderão ser revistas. Ou pode assumir-se que só se realizam na 2ª fase (em finais de julho). Ou até mais tarde, em setembro. Quanto ao conteúdo das provas, o ex-diretor do IAVE Hélder Sousa lembra que, caso os programas não sejam cumpridos, pode-se eliminar a classificação dos itens relativos a essa matéria. 

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.