famalicaopaulo-cunha-reivindica-laboratorio-para-realizacao-de-testes

Notícias

Famalicão:Paulo Cunha reivindica laboratório para realização de testes

3 min. 29.03.2020

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, considera que o concelho não está a "obter as respostas necessárias por parte das entidades de saúde” e reivindica a instalação urgente de um laboratório de recolha e análises de testes para o novo Coronavírus.  

O autarca afirma que o concelho de Famalicão está a ser negligenciado pelo ACeS – Agrupamento de Centros de Saúde e pela ARS Norte e apela à urgente instalação de um laboratório convencionado com a maior brevidade possível, para que possam ser realizados os testes de despiste do vírus, junto da população idosa institucionalizada e dos funcionários das instituições. 

O presidente da Câmara Municipal dá como exemplo o lar do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro que possui 9 idosos infetados, entre os 50 residentes, e ainda 5 funcionárias que contraíram o vírus. Em relação a isto, o autarca informa que apesar de ser uma situação com elevada gravidade, " a Câmara Municipal foi informada que ainda não foi realizado o  rastreio de todos os seniores residentes dada a incapacidade de resposta". 

Desta feita, o presidente já mostrou anteriormente disponibilidade para suportar os custos financeiros e logísticos de um rastreio geral à população sénior institucionalizada. Porém, as "entidades de saúde locais remetem para a complexidade da operação e para a operacional ao nível do rastreio e do trabalho consequente que se impõem", pode ler-se no comunicado. 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.