portugal-que-medidas-restam-adotar-para-conter-o-coronavirus

Notícias

Portugal: Que medidas restam adotar para conter o Coronavírus?

2 min. 29.03.2020

Foram muitas as medidas que Portugal já tomou para conter a pandemia do novo Coronavírus, nomeadamente o decreto do Estado de Emergência que se encontra agora em vigor e que, na próxima terça feira, poderá ser prolongado. Contudo, ainda há novas medidas e recursos que podem ser implementados em Portugal e que já vigoram noutros países onde o surto está mais avançado. 

- Proibição de entrada de estrangeiros. Vários países já implementaram esta medida drástica tais como a China, Singapura, Austrália e Nova Zelândia.  

- Confinamento obrigatório. Neste caso, nem os chamados passeios higiénicos podem existir. Os cidadãos apenas podem sair para trabalhar, para comprar bens de primeira necessidade ou para ir ao médico. Itália, França e Espanha já adotaram a medida. 

- Documento para sair à rua. No caso dos italianos, estes têm de preencher e assinar uma declaração de cada vez que saem da casa. Os formulários podem ser descarregados na Internet ou levantados em tabacarias e neles é preciso inscrever dados pessoais, motivo da saída e destino. O portador também tem de atestar que não está infetado como novo coronavírus. 

- Encerramento de parques e jardins. Apesar de não ser uma medida obrigatória em Portugal, já foram várias as autarquias que, por iniciativa própria, encerraram estes espaços públicos. 

- Proibição de qualquer tipo de atividade ao ar livre, nem mesmo exercício físico ou passeios com animais de estimação, tal como já aconteceu em Itália. 

- Proibição de deslocações entre cidades, tal como já acontece em Espanha ou Itália. 

- Itália já adotou multas entre os 400 e os 3.000 euros para quem não cumprir as novas medidas restritivas. No caso dos infetados, estes incorrem numa pena de prisão até 5 anos se sairem de casa sem uma justificação. Em Portugal ainda não está previsto nenhuma destas consequências para quem desrespeitar o Estado de Emergência. 

 

Fonte: Observador

 

 

1 / 0
Auchan 250
Pub - Ulahlah - 250-1

Diário

opiniao-publica

Tudo sobre Famalicão no seu e-mail

Subscreva a nossa newsletter
e acompanhe a atualidade famalicense.